2 de setembro de 2011

Seurat





Georges Pierre Seurat nasceu em 2 de dezembro de 1859 em Paris. O pai, Chrysostome-Antoine Seurat, tinha sido antes oficial de diligências em La Villette. Tinha reunido uma pequena fortuna e levou uma vida solitária como reformado na sua casa de Verão, em Le Raincy.
Durante o tempo da instrução escolar (1869-1876), Seurat é introduzido na pintura pelo seu tio materno, o comerciante de tecidos Paul Haumonté-Faivre; ele também era um pintor amador.
Entre 1875 e 1877 Seurat freqüenta o Curso de Desenho numa escola estatal noturna. Foi nesta época em que o pintor fez amizade com Edmond Aman-Jean. Em 1876 estudou a Gramática das Artes do Desenho.
Prosseguindo com seus estudos, Seurat, foi admitido juntamente com seu amigo em 1878 na École des Beaux-Arts e ingressou, em 19 de março, na turma de pintura de Henri Lehmann onde permaneceu até o ano de 1879, quando ele e os seus amigos Aman-Jean e Ernest Laurent resolveram abrir um Atelier. Neste mesmo ano Seurat presta foi prestar um ano de serviço militar em Brest. Durante este tempo Seurat reuniu esboços em um livro sobre a praia, o mar, pessoas, barcos, entre outras figuras e paisagens que marcavam aquele momento de sua vida.
Em 1884 o quadro "Um Domingo à Tarde na Ilha da Grande Jatte" foi exposto pela 1ª vez. Em março de 1885, após Seurat ter trabalhado o inverno inteiro em "Um Domingo à Tarde na Ilha da Grande Jatte", ele finalmente o termina.
Seurat, começa a participar de muitas exposições em vários lugares diferentes. Até que no ano de 1889, Seurat irritado com seus amigos , começa a afastar-se deles e conhece Madeleine Knobloch e vai morar com ela, onde um ano depois nasce o único filho do casal, Pierre George.
Seurat passa os meses de Verão em Gravelines, no Mar do Norte, onde pinta novos quadros sobre o mar. Em 7 de Setembro de 1891, o Salon do grupo Les Vingt abre em Bruxelas expondo seis paisagens de Seurat. No mesmo ano, Seurat mostra no Salon des Indépendas"O Circo", ainda inacabado.
Seurat Morre a 29 de março de 1891, com uma angina infecciosa. Dois dias depois é enterrado no cemitério parisizense Père Lachaise. Pouco depois morre o seu filho Pierre, com a mesma infecção que vitimou Seurat.

Retrato de algumas Obras

0000000000( A ponte e o Cais )000( O Sena na Grande Jatte, Primavera )000( Um Domingo a tarde na ilha Grande Jatte )
( Jovem a Empoar-se )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Deixe seu comentário. Há, também siga o A'Uwe.

.post img { max-width: 500px; /* Valor limite ajustado */ height: auto; }