17 de dezembro de 2011

Obras de Ingres


Pintor e desenhista francês, Jean-Auguste Dominique Ingres nasceu em 29 de agosto de 1780, na cidade de Montauban; faleceu em 14 de janeiro de 1867, em Paris. Atuou entre o Neoclassicismo e o Romantismo, sendo considerado um dos mais importantes do século XIX.
Ainda estudou violino com Lejeune, sendo segundo violinista daOrchestre du Capitole de Toulouse até os 16 anos de idade. Entre a música e a pintura, escolheu a pintura.Seu pai era pintor de miniaturas, escultor e músico. Em 1786, ingressou na Ecole des Frères de l’Education Chrétienne. Em 1791, em viagem com o pai, ingressou na academia de arte de Toulouse, sendo discípulo de Jean-Pierre Vigan, Jean Briant e Joseph Roques.
Depois de receber o prêmio de desenho pela academia provincial, em 1796, viajou a Paris, e passou a estudar com Jacques-Louis David. Em 1799, ingressou na École des Beaux-Arts , nesta época ficou em segundo lugar no Prêmio de Roma, venceu o mesmo prêmio em 1801.
Em 1806, noivou com Marie Anne Julie Forestier, também pintora e musicista. No mesmo ano, teve suas obras expostas no Salão de Roma, causando furor nos visitantes por ter retratado Napoleão simbolicamente com referências do império carolíngio.
Em 1820, já casado, Ingres e sua esposa se mudaram para Florença, a convite do escultor Lorenzo Bartolini. O casal , em crise financeira, vivia da venda de desenhos para turistas.
Em 1821, pintou três encomendas através de um amigo de infância, entre elas o quadro “Voto de Luís XIII” para a Catedral de Montauban. Esta obra, depois de exposta no Salão de Paris em 1824, rendeu a Ingres um grande sucesso de crítica.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ingres
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Deixe seu comentário. Há, também siga o A'Uwe.

.post img { max-width: 500px; /* Valor limite ajustado */ height: auto; }