2 de setembro de 2011

São Pedro


Apóstolo
Data de nascimento desconhecida. Betsaida, Galileia.
Data provável de morte entre 64 e 67 d.C. Roma, Itália.
Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galiléia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.

Pedro estava lavando as redes com Tiago e João porque a pesca não tinha sido boa. Depois da pregação, Jesus disse a ele para sair novamente com o barco. Mesmo descrente, Pedro concordou e quando retornou as redes estavam cheias. Jesus então disse a ele que se tornaria "pescador de homens". Chamou-o de Pedro: "E eu te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt, 16,18).

Depois de convertido, desempenhou um papel importante entre os apóstolos e testemunhou muitos dos milagres de Jesus. Durante o processo que culminaria na crucificação de Jesus, Pedro chegou a negar conhecê-lo, o que é tido como um ato de fraqueza, mas foi a ele que Jesus primeiro apareceu depois de ressuscitado.

Após a Ascensão, escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez o seu primeiro sermão no Dia de Pentecostes e iniciou sua peregrinação a Antioquia e Síria. Em Jerusalém encontrou-se com Paulo de Tarso e foi preso por ordem do rei Herodes Agripa I. Enviado a Roma, onde fundou uma comunidade cristã, da qual foi bispo. Por ser o primeiro bispo de Roma é considerado o primeiro papa.

Foi condenado à morte pelo imperador Nero, assim como Paulo, mas, não tendo a cidadania romana como este, foi crucificado. Segundo a tradição, de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como Jesus Cristo. Provavelmente isso ocorreu entre 64 e 67 d.C. Seu túmulo se encontra na catedral de São Pedro, no Vaticano.

São Pedro, o "príncipe dos Apóstolos", foi o primeiro bispo de Roma, sendo por isso considerado o primeiro papa. Protetor das viúvas e dos pescadores, é representado carregando as chaves do céu.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Deixe seu comentário. Há, também siga o A'Uwe.

.post img { max-width: 500px; /* Valor limite ajustado */ height: auto; }