2 de setembro de 2011

Confúcio


Filósofo chinês
551 a.C., Qufu, China
479 a.C., Qufu, China


[creditofoto]
Suposto retrato do filósofo Kongfuzi ou Confúcio, na versão latinizada do nome chinês
Confúcio é a forma latinizada de Kongfuzi (ou Kung-fu-tzé). Pouco se sabe de fato sobre sua vida. O pensador nasceu no antigo principado de Lu (atual Qufu), descendente do clã dos Kong. Com a morte do pai, Confúcio precisou trabalhar para ajudar no sustento da casa. Teve, no entanto, uma educação refinada.

Casou-se aos 19 anos e, ainda jovem, entrou para a administração do principado, atingindo, com o passar do tempo, o cargo de ministro da justiça. Mais tarde, desiludido com a política, deixou o cargo e a cidade.

Confúcio começou a divulgar seus ensinamentos com a idade de 50 anos. Empreendeu longas viagens. Viajando e conversando, atraiu muitos discípulos, impressionados com sua sabedoria e a elevação de seu caráter. Suas idéias expandiram-se pelo país e por toda aChina.

A partir da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.), diversos governantes passaram a se inspirar nas idéias de Confúcio, para a organização da sociedade.

A doutrina de Confúcio - o confucionismo - está reunida num volume intitulado "Analectos", uma coletânea de aforismos que ele teria composto ou reescrito, a partir de textos remotos da civilização chinesa.

Após longa peregrinação, com cerca de 70 anos, Confúcio retornou a sua terra natal. Três anos depois, faleceu. O Templo de Confúcio, na cidade de Qufu, na atual província de Shandong, tornou-se, através dos séculos, local de veneração, apesar de o filósofo ter sido condenado pelo Partido Comunista, depois daRevolução Chinesa. Sua filosofia ainda exerce imensa influência sobre o pensamento e a mentalidade chinesa nos dias de hoje.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Deixe seu comentário. Há, também siga o A'Uwe.

.post img { max-width: 500px; /* Valor limite ajustado */ height: auto; }