15 de dezembro de 2011

Obras de Frans Post


Pintor holandês (1612-16/2/1680). É o primeiro europeu a retratar as paisagens brasileiras. Filho do vitralista Jan Post e irmão do arquiteto Pieter Post, nasce em Haarlem e perde o pai aos 2 anos. Aos 24 embarca com Maurício de Nassau para o Brasil, onde permanece pintando por cerca de oito anos, enquanto o irmão cria o plano urbano do Recife, datado de 1639.
Sua primeira tela executada no Brasil é A Ilha de Itamaracá (1637). Como não inova nas técnicas de pintura, o que faz sua produção única é a experiência no Brasil, refletida na temática das obras. Em 1645 desliga-se de Nassau, volta para a Holanda e faz por conta própria quadros com temas brasileiros.
O ponto alto de sua carreira é Panorama Brasileiro (1652), que tem grandes dimensões (282,5 x 210,5 cm) e a parte superior arredondada. Não deixa seguidores, a não ser o sobrinho Jan, que nunca esteve no Brasil, mas colabora em algumas de suas paisagens.
Isso explica a qualidade desigual das obras do artista no final da carreira, após 1665. O alcoolismo destrói aos poucos sua saúde e sua capacidade criadora. Morre em Haarlem.































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Deixe seu comentário. Há, também siga o A'Uwe.

.post img { max-width: 500px; /* Valor limite ajustado */ height: auto; }